
O ser humano e um ser social, desde que ele foi concebido ele tem como grande necessidade de aproximar-se de outros semelhantes a ele ou quando não semelhantes a ele, seres vivos de qualquer espécie.
O maior medo dos seres sócias não deve ser a morte como muitas pessoas afirmam mas sim o caminho que tomam até que chegue a hora deles.
Há quem tenha medo de entrar no mundo das drogas e não conseguir sair e não conseguir sair, há quem tenha medo de ser superficial, há quem tenha medo de nunca atingir um patamar na sociedade, mas eu acho que o nosso maior medo é ficarmos sozinhos até á morte.
Não suportamos essa ideia, a solidão é um canino com presas gigantescas que nos arrancam a alma com uma só dentada.
Podíamos nos arrastar pelo chão por uma pessoa, mas uma pessoa também nos poderia pôr a arrastar no chão com um não, é assim a lei da vida, não importa o injusto que nos pareça, simplesmente não temos escolha....
2 comentários:
NÃO....NUNCA!
Palavras que fazem tremer o fundo do ser!
SOLIDÃO
"O ser humano é um ser social"...pois!
A solidão faz parte do que é ser Homem; afinal de contas ele "É" e não "É COM". Percebes?! É sozinho que o Homem realmente toma as decisões, faz planos...estrutura a sua vida. Ja imaginaste alguém decidir se aceita( por exemplo) um pedido de namoro na feira do ponto? Exacto!
Mas longe de mim dizer que "viver sozinho até à morte" é algo bom. Não! Todos nós precisamos de alguém que nos dê conselhos, que chore e ria connosco...pelo menos, eu preciso! LOol
Ah, NOTA FINAL: um valor somado ao infinito (acho k chega) :P
.....Jokax...........Mel&Sal
A solidão faz parte da essência do Homem.O ser humano é um ser controverso.tal como ele é um ser social é tal como é solitário.Sâo ambos pontos da sua "essência" que culminam para o seu equilíbrio.a questão está em saber lidar com cada uma delas, uma vez que precisamos das duas.
Uns desenvolvem mais o seu lado social e sentem-se melhor rodeado de pessoas e procula mantê-las ao pé de si. Outros preferem estar maior parte do tempo só, mergulhado na solidão,aafastado de tudo e de todos, encontrando consigo próprio, e talvez procurando por Deus.
Claro que vai
depender de muito factores, incluisive da peculiaridade de cada indivíduo. Mas acredito que todos nós precisamos, num dado momento, da solidão. E sobretudo aprender a senti-la e tirar o melhor proveito disso. Ironicamnente, é a solidão que nos faz companhia quando estamos só!
Umas das frases que mais gosto do J.Saramago, inserindo nesse contexto, é:"TODO HOMEM É UMA ILHA". A ilha é uma porção de terra banhada por mar todos os lados e fazendo jus a origem da palavra é isolada. dentro dela existe um leque de especialidades a serem exploradas e descobertas. e só depois ela dá-se a conhecer, navegando vagarosamente pelo oceano, fundindo com outras ilhas ou continentes.
O Homem dentro de si tem um universo características,valores, ideias,princípios, predicados a serem descobertos, explorados, apreendidos e aceites. Quando ele se conhece, sente-se bem consigo mesmo e aceita tal como, ele liberta-se e começa a sua viajem pelo mundo, rodeado pela imensidão do mar, que pra mim simboliza a força da natureza, o percurso da vida (os "mares por onde andamos") e a grandiosidade do caminho que temos de percorrer a procura das pessoas com quem identificamos mais,temos pontos em comum,e também algumas divergências. Sempre a aprender,consigo e com os outros, partilhar as experiencias,viver novas...e nunca deixar deixar de ser si próprio (pois isso ja se cultivou).
É óbvio que há excepções, e muitas vezes o problema é saber QUE pessoas vale mesmo a pena mostrar o nosso "ego", nem que seja um pouco dele.
Eu sei o que é isso, e aprendi muito com a solidão, e cada vez mais aprendo.Mas também preciso e muito da minha essência social e também com ela aprendo e recebo muitas ajudas de pessoas queridas, inclusive tua(thanks!).
Cultivei essas sementes, as essências, e vou recolhendo os frutos, saboreando cada um deles até regressar ao meu MAR...;)
Enviar um comentário